quarta-feira, 30 de setembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 11. 29/09/2009

Tivemos neste 29 de setembro de 2009, das 17:30 ás 21:30, o relato das atividades desenvolvidas com a leitura diferenciada, dinâmica dos livros indicados no AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP6-pág.190, porém, em uma das escolas as professoras selecionaram outro título por não ter número adequado de livros para aplicar a atividade e mesmo fazendo desta forma as escolas foram parceiras emprestando os livros selecionados uma para outra. Percebi diferença significativa na realização da atividade de uma escola para outra, em relação o envolvimento dos alunos, pois em uma delas houve bastante interação, inclusive das meninas dramatizaram e caracterizaram os personagens do livro, fizeram teatro de fantoches, cartazes recontando a história com recortes de figuras que estão registrados em vídeos. Já na outra os alunos ficaram " apáticos", pouco participativos, porém fizeram a leitura e registraram no passaporte do leitor.

Diz uma das professoras cursistas: " Já tinha detectado a dificuldade que nossos alunos têm na leitura, pois eles não tem o hábito de ler, o resultado foi bastate variado, assim como teve alunos curiosos e animados, boa parte deles não têm estímulo, vontade de tentar gostar, enfim temos uma realidade em que os adolescentes não foram motivados a ler".

Na atividade ( questionário) sobre gostar ou não de ler, as repostas foram diversificadas, porém, a palavra "preguiça" resumiu por que não leem, outros, pediram silêncio, isso soando como um apelo, pois está tentando, mas em algumas respostas percebe-se a dificuldade de interpretação e formulação da resposta.

No AVANÇANDO NA PRÁTICA- TP6 pág. 90 em que oa alunos devem descrever um fato marcante em suas vidas, alguns alunos resistiram e enfatizaram que não havia acontecido nada de importante, com muita insistência das professoras, relataram em poucas palavras ( falta de criatividade/falta de vocabulário). Porém, ao mesmo tempo, um aluno da 7ª série, surdo, prontamente, atende o pedido da professora, leva a atividade para terminar e desta atividade ele faz sua primeira produção textual, lembrando que seus pais sempre o ajudam, mas isso não tira o orgulho e o brilho dos olhos das professoras que fizeram e fazem parte desta trajetória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog